- Área: 21750 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:David Chen, Fei-Chung Ying
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta romântica e surreal vila em meio à água na China, o proprietário do desenvolvimento decidiu que Wuzhen seria um nome importante no cenário global do teatro, onde um festival internacional de teatro aconteceria ali. Para completar sua visão, Kris Yao e sua equipe receberam a encomenda para projetar o Teatro Wuzhen.
O maior desafio era construir um edifício grande contendo dois teatros com 1200 e 600 assentos respectivamente, com funções de teatro moderno nesta pequena vila tradicional à beira d'água no sul da China. Utilizando como metáfora o culturalmente ambicioso "gêmeos-lótus", que serve perfeitamente com os dois teatros compartilhando a mesma área de palco, o projeto é composto de duas formas ovais com uma intersecção, uma delas transparente e a outra opaca.
Devido ao proposto duplo do teatro para festivais e turismo, os teatros possuem funções múltiplas. Possibilidades incluem performances de palco formais, criações avant-garde, desfiles de moda, convenções e até cerimômias de casamento.
Visitantes chegam nos teatros através de barcos de madeira, ou a pé, de uma ilha do outro lado da ponte. O teatro menor à direita, está contido dentro do volume sólido, onde segmentos de paredes espessas inclinadas que parecem pedais, revestidas de enormes tijolos, embrulham o foyer. O grande teatro à esquerda, fechado com o zig-zag dos vidros com motivos de janelas chinesas, brilha nas noites de espetáculo e reflete na água, acrescentando charme à atmosfera nebulosa e surreal desta vila a beira d' água que parece de outro mundo.